Avaliação Auditiva

avaliacaoitera

Avaliação Auditiva

• Primeiro passo procure o médico Otorrinolaringologista pois ele definirá  a conduta do tratamento  : prescrição medicamentosa, uso do Aparelho Auditivo ou intervenção cirúrgica.
•Detectada a perda auditiva, o Otorrinolaringologista encaminhará para Fonoaudióloga realizar o diagnóstico audiológico funcional, seleção e adaptação de AASI (aparelho de amplificação sonora individual),habilitação e reabilitação.

Exames essenciais para avaliação auditiva:
A audiometria tonal é um exame que vai avaliar a audição do indivíduo medindo a menor intensidade que ele percebe o som. É realizado com o paciente dentro de uma cabine acústica utilizando fones de ouvido e vibrador ósseo para transmissão do estímulo sonoro.
É um exame subjetivo da audição (depende da resposta do paciente) que permite avaliar o grau e o tipo da perda auditiva. Esse teste é o mais utilizado para avaliar a função auditiva, uma vez que é rápido, indolor e não invasivo .
É indicado para indivíduos com queixa de dificuldade de audição, zumbido, incômodo com sons altos e na prevenção em casos de trabalho em ambiente ruidoso.
A audiometria vocal é um teste que tem como objetivo avaliar a habilidade do paciente perceber e reconhecer os sons da fala. São apresentadas palavras ao paciente através de fones de ouvido e o mesmo deverá repeti-las. Em crianças pequenas o teste também pode ser realizado através da execução de ordens simples ( ex: mostra o nariz, a boca, etc).
Este procedimento permite confirmar os limiares obtidos na Audiometria Tonal e também auxilia na seleção, avaliação e adaptação de próteses auditivas

Nossos equipamentos de última geração permitem a execução de diagnósticos da audição de maneira efetiva.